O que é LDTV, SDTV, EDTV, HDTV e Full HDTV?


LDTV

Sigla de Low Definition Television, televisão com resolução de baixa definição, com 240 linhas e 320 pixels por linha, utilizando o formato de tela 4:3.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gloss%C3%A1rio_da_televis%C3%A3o_digital

SDTV

Sigla de Standard Definition Television é o acrônimo que recebe os sinais de televisão que não se pode considerar sinais de alta definição (HDTV) nem sinais de televisão de definição melhorada (EDTV).

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Sdtv

EDTV

Sigla de Enhanced Definition Television, que é um formato de televisão que apareceu para resolver as carências da SDTV e é visível sobre tudo nas televisões de grande resolução. É o sistema mais utilizado na Europa, no formato DVD, mas também é o menos conhecido, devido à confusão com a SDTV. É um formato indicado para telas menores que 20 ou 25 polegadas de diagonal. Depois desse tamanho, o ideal é utilizar a HDTV.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Edtv

HDTV

Sigla de High-definition television, que é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significamente superior a dos formatos tradicionais. Com exceção de formatos analógicos adotados da Europa e no Japão, o HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital (DTV). Essa tecnologia foi lançada inicialmente nos EUA durante a década de 90.

O HDVT utiliza uma proporção de tela de 16:9. O termo "alta definição" pode se referir à própria especificação da resolução ou mais genericamente ao meio (ou mídia) capaz de tal definição, como filme fotográfico ou o próprio aparelho de televisão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/HDTV

Full HDTV

Full HDTV, também conhecido como ultra-HD, de 1080p, é uma televisão com tecnologia de exibição que supera a qualidade e nitidez da HDTV, fornecendo uma imagem com resolução de 1920 por 1080 px.

A tecnologia HDTV oferece resolução vertical que varia de 720 linhas com varrimento progressivo (720p) para 1080 linhas com varrimento entrelaçados (1080i). O Full HDTV oferece 1080 linhas com varrimento progressivo (1080p). Nestas especificações, o número indica a quantidade de linhas horizontais na varredura completa, e o p representa a digitalização progressiva (onde cada varredura exibe cada linha da imagem, sequencialmente, de cima para baixo). E o i representa a digitalização entrelaçada (onde cada varredura exibe linhas alternadas, e duas varreduras completas, portanto, representa a imagem totalmente carregada).

O varrimento progressivo é considerado superior ao entrelaçado para exibição de vídeos full-motion, porque há menos jitter, em particular para a representação de objetos que se movem vertical ou diagonalmente na tela. A melhoria é percebida em movimentos rápidos, típicos em programas de televisão e DVDs. Outra vantagem da digitalização progressiva é o fato de que se tornará necessária para se ter uma experiência satisfatória em televisores que utilizarão micro displays, displays de plasma ou telas planas de cristal líquido (LCD), que estão se tornando cada vez mais populares. A melhoria na qualidade da imagem, proporcionada pelo Full HDTV é bem adequada para telas extra grandes utilizadas em sistemas home theater.

Alguns termos ou definições bastante úteis:

No contexto da HDTV, os formatos de transmissão são descritos conforme a seguinte nomenclatura:

  • O número de linhas verticais de resolução de tela.
  • O uso de progressive scan (p) ou interlaced scan (i).
  • O número de quadros (frames) ou campos (fields) por segundo.
  • Os formatos 1080i e 1080p são iguais em resolução.
  • O que acontece é que no formato 1080i as linhas são atualizadas ordenadamente, uma vez a linha "par" e no momento seguinte as linhas "impares". Já no formato 1080p todas as linhas são atualizadas simultaneamente, evitando que em uma cena de rapido movimento uma das sequências de linhas se atrasem.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/HDTV

Nenhum comentário: